Projectos // detalhe // Laboratório de STENCIL

Subscrever newsletter
Laboratório de STENCIL

Laboratório de STENCIL, com BIGOD

Direcionado a turmas da EB das Naus e Escola Secundária Julio Dantas

03 a 07 de Outubro 2022

 

Laboratório de STENCIL, com SAMINA

Direcionado a turmas da EB 2,3 Tecnopolis

06, 07 e 09 de Dezembro 2021

 

Sinopse

A intenção do workshop de stencil é dar aos participantes as bases para a criação de um trabalho artístico utilizando a técnica de stencil. Para além disso, todos terão a oportunidade de participar na criação e concretização de um trabalho de média dimensão em parede aplicando o que lhes foi passado.

Depois de uma apresentação teórica sobre a técnica, os participantes irão realizar um exercício de criação de um stencil baseado no mesmo processo utilizado pelo formador e artista urbano SAMINA. O workshop pretende fomentar a criatividade e tomada de decisão de cada um através da aplicação dos fundamentos adquiridos anteriormente em uma pintura mural na cidade de Lagos.

Resumindo, os participantes terão oportunidade de saber mais sobre a técnica, realizar um trabalho em conjunto e aplicá-lo em contexto urbano.

 

Bio BIGOD

João Domingos (1992) nasceu e cresceu na aldeia dos Cortiçóis, em Benfica do Ribatejo, e acredita que isso o ajudou a criar a sua identidade enquanto artista urbano.
Desde cedo que teve curiosidade e um gosto especial pelas artes, nomeadamente pela Street Art. Aos 14 anos começou a pintar mas foi em 2014, enquanto estudante de Artes Plásticas e Multimédia que a sua identidade artística surgiu, ao assinar um trabalho final de curso. Desde então que oportunidades foram surgindo e a pintura começou a ter um papel central na sua vida. O nome "Bigod" envolve as ligações à sua terra, aos mais velhos e às tradições. É nesse contexto que define a sua linha artística, através da técnica de stencil dá vida às tradições, "às gentes" e tudo que envolve o simbolismo do local onde pinta.

 


Bio SAMINA

SAMINA (1989, Setúbal)

Desde cedo teve contacto com o mundo das artes, principalmente com o desenho e com a pintura. Aos 14 anos começa a espalhar stickers pelas ruas e entra assim, discretamente, no mundo da Street Art.

Durante alguns anos acompanhou o crescimento do movimento e, como auto-didacta, foi crescendo como artista. É durante esse tempo que descobre o stencil, e em 2010 sente-se capaz de produzir trabalhos maiores e mais consistentes.

Desde então, Samina continua na busca constante por novos estímulos experiências a cada trabalho que faz, unindo a sua linguagem às técnicas do stencil, e a elementos gráficos que advém das suas referências do mundo da street art, do design gráfico, da pintura e da arquitectura.

 

Galeria