Projectos // detalhe // Laboratório de CIANOTIPIA, com Patrícia Leal

Subscrever newsletter
Laboratório de CIANOTIPIA, com Patrícia Leal

Laboratório de CIANOTIPIA, com Patrícia Leal

Direcionado ao Centro de Estudos de Lagos da Universidade Sénior

20 de Outubro 2022

 

Laboratório de CIANOTIPIA, com Patrícia Leal

em parceria com Viver o Verão

07, 14, 27 e 28 de Julho 2022

 

Sinopse

Na sua forma originária e pura, a fotografia requer a simples combinação de um número restrito de ingredientes básicos:

-Luz;

-Uma abertura;

-Uma superfície sobre a qual imprimir a imagem resultante.

A partir desta receita básica, as possibilidades de experimentação são (quase) infinitas. Este workshop propõe a exploração do processo de impressão Cianotipia.

 

Bio

Patricia Leal (Alemanha, 1973)
Artista, cineasta, investigadora e curadora.
Frequentou o programa de estudo independente em Artes Visuais da Escola Maumaus, o curso de pós-produção da Etic, tendo estudado também fotografia no Richmond College de Londres. Em 2010 obteve o grau de mestre em Cinema Documental no Goldsmiths College. É doutoranda em Estudos Artísticos na FCSH / Universidade Nova de Lisboa e foi bolseira da FCT desenvolvendo uma investigação sobre a paisagem da pós-memória colonial na arte contemporânea portuguesa. Fazem parte do seu currículo colaborações com artistas, cineastas e encenadores nacionais e internacionais.

 

Em 2020, ano marcante para a humanidade, e após largos anos a viver no estrangeiro e mais recentemente em Lisboa, regressa às origens, à cidade de Lagos onde frequentou o ensino secundário. Atualmente é artista residente na LAC regressando, uma vez mais, aos processos fotográficos alternativos. O seu trabalho artístico enquadra-se no domínio da estética ambiental, refletindo sobre como nos posicionamos em relação à natureza, às espécies animais, vegetais e orgânicas.