Projectos // detalhe // Laboratório de CIANOTIPIA, com Patrícia Leal

Subscrever newsletter
Laboratório de CIANOTIPIA, com Patrícia Leal

Laboratório de CIANOTIPIA, com Patrícia Leal

em parceria com Viver o Verão

07, 14, 27 e 28 de Julho 2022

 

Sinopse

Na sua forma originária e pura, a fotografia requer a simples combinação de um número restrito de ingredientes básicos:

-Luz;

-Uma abertura;

-Uma superfície sobre a qual imprimir a imagem resultante.

A partir desta receita básica, as possibilidades de experimentação são (quase) infinitas. Este workshop propõe a exploração do processo de impressão Cianotipia.

 

Bio

Patricia Leal (Alemanha, 1973)
Artista, cineasta, investigadora e curadora.
Frequentou o programa de estudo independente em Artes Visuais da Escola Maumaus, o curso de pós-produção da Etic, tendo estudado também fotografia no Richmond College de Londres. Em 2010 obteve o grau de mestre em Cinema Documental no Goldsmiths College. É doutoranda em Estudos Artísticos na FCSH / Universidade Nova de Lisboa e foi bolseira da FCT desenvolvendo uma investigação sobre a paisagem da pós-memória colonial na arte contemporânea portuguesa. Fazem parte do seu currículo colaborações com artistas, cineastas e encenadores nacionais e internacionais.

 

Em 2020, ano marcante para a humanidade, e após largos anos a viver no estrangeiro e mais recentemente em Lisboa, regressa às origens, à cidade de Lagos onde frequentou o ensino secundário. Atualmente é artista residente na LAC regressando, uma vez mais, aos processos fotográficos alternativos. O seu trabalho artístico enquadra-se no domínio da estética ambiental, refletindo sobre como nos posicionamos em relação à natureza, às espécies animais, vegetais e orgânicas.