MENU_ // detalhe // Masterclass e apresentação do livro "Desenhar do Escuro" (Festival Verão Azul)

Subscrever newsletter
Masterclass e apresentação do livro "Desenhar do Escuro" (Festival Verão Azul)

"Desenhar do Escuro" com António Jorge Gonçalves

Masterclass e apresentação do livro

05 de Novembro às 18:30

Duração: 90 minutos

Local: LAC - Laboratório de Actividaes Criativas

M/6 Anos

Entrada livre

Festival Verão Azul (Link)

 


Sinopse
"Desenhar do Escuro" apresenta o novo livro de António Jorge Gonçalves e convida os espectadores a participar numa masterclass.
Este livro tem uma história. Surge de um pedido específico de uma amiga ao autor, para lhe trazer do México lápis brancos, António Jorge guardou um e numa deambulação por papelarias descobriu um livro totalmente preto. Estes dois objectos encontram-se quando António Jorge entende que aquelas páginas às escuras precisam de ser iluminadas e o lápis branco pode ser a sua vela.


O livro apresenta uma narrativa sem palavras, construída a partir de desenhos a lápis branco sobre cadernos de cartolina preta realizados em 2020-2021. Paisagens urbanas, clausuras domésticas, deambulações pela natureza, há de tudo um pouco nos registos que o autor foi anotando ao longo dos meses. Surge assim um objecto muito cuidado e com uma tiragem assinada e numerada de apenas 250 exemplares.


Na apresentação deste livro António Jorge propõe uma interação com os espectadores através de uma masterclass dirigida ao público em geral (com duração média de 90 min.) apresentando perspectivas sobre o papel da luz na história das artes visuais – desenho, pintura, fotografia, cinema.


Abordará também as motivações e técnicas particulares utilizadas na feitura dos desenhos do livro e, caso os participantes se motivem, poderá incluir um momento oficinal orientado, com elaboração de desenhos a branco sobre suporte preto.

 

Ficha artística
Um projecto de: António Jorge Gonçalves
Parceiro Institucional: Programa Garantir Cultura – Entidades Artísticas, República Portuguesa / Ministério da Cultura


Bio
António Jorge Gonçalves estudou Design de Comunicação e Cenografia para Teatro. Autor de novelas gráficas, tem colaborado com diversos escritores na criação de livros onde texto e imagem se relacionam de forma íntima. Fez cenografia para teatro trabalhando com vários encenadores. Utilizando o desenho digital em tempo real e a manipulação de objectos em retro-projector de transparências, tem protagonizado diversas acções performativas com músicos, actores e bailarinos. Criou o projecto Subway Life, desenhando pessoas sentadas no Metro. Foi cartoonista político no Inimigo Público entre 2003-2018. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2014. Leccionou Espaços Performativos na FSCH, Lisboa.