Projectos // PATRIMÓNIO ATRAVÉS DO BURACO DA AGULHA

Subscrever newsletter
PATRIMÓNIO ATRAVÉS DO BURACO DA AGULHA

PATRIMÓNIO ATRAVÉS DO BURACO DA AGULHA


É um projecto do LAC que pretende valorizar – redescobrindo e reinventando a imagética da Fotografia Estenopeica – um diversificado horizonte de edifícios classificados e de reconhecida importância histórica, arquitectónica e cultural, bem como, desenvolver e preservar essa técnica primordial de registo fotográfico, que se afirma no panorama criativo da fotografia contemporânea pelas suas qualidades conceptuais e formais ímpares e inatingíveis de outra forma. Com a realização de fotografias estenopeicas de grandes dimensões pretende-se valorizar os elementos identitários e portadores de memórias colectivas, dos quais faz parte todo o património edificado: nessa perspectiva, pretende-se preservar o património, contribuir para a qualificação territorial e formação de públicos, através da criação artística.

Este projecto vem na sequência lógica de inúmeras actividades de formação, criação artística e investigação na área da fotografia estenopeica desenvolvidas pelo LAC. Desde 2009 foram realizadas imagens de grandes dimensões de alguns monumentos de Lagos, resultado da adaptação de uma camioneta de caixa fechada para câmara fotográfica móvel criando imagens monocromáticas com cerca de 3,15m de comprimento por 1,10m de altura.

Fotografia estenopeica, vulgo fotografia pinhole, é uma técnica através da qual se realizam fotografias sem o auxílio de lentes, ou seja, onde a luz entra numa câmara escura através de um pequeno orfício.