Projectos // detalhe // Workshop de Introdução ao RAKU orientado por Ricardo Lopes

Subscrever newsletter
Workshop de Introdução ao RAKU orientado por Ricardo Lopes

Workshop de Introdução ao RAKU, orientado por Ricardo Lopes – 17 e 24 de Março

 

O Raku é uma técnica de cozedura japonesa intimamente ligada à cerimónia do chá em que as peças são retiradas incandescentes do forno quando o vidrado atinge a temperatura desejada e colocadas num recipiente com material combustível (serradura, folhas, etc). Tornou-se muito popular no ocidente devido às cores, texturas e espontaneidade característica.
Neste workshop,  para além da prática da cozedura e aprendizagem dos aspectos físicos, químicos e alquímicos inerentes, pretende-se dotar os participantes das competências básicas para a criação das suas próprias formas, através duma abordagem  intensiva, demonstrativa e personalizada das técnicas tradicionais de conformação e decoração associadas à cozedura Raku.

Datas: 17 e 24 de Março 2018

Horário

Dia 17 – das 10h às 13h

Dia 24 – das 15h às 18h e das 20h às 23h.

Nº máximo de participantes: 10

Pré-inscrições até 13 de Março através do e-mail lac.associacaocultural@gmail.com

Valor: 25€

Material: roupa que se possa sujar

Ricardo Lopes, ceramista oleiro, desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais de conformação e decoração, com particular destaque para a roda de oleiro e a composição de vidrados. Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL em 2004, tendo antes disso realizados estágios na Polónia, Cabo Verde e com o escultor Jorge Mealha, em Lagos. Participou em diversos workshops sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais e foi artista residente em França, Japão, China e mais recentemente, na Índia. Integrou diversas exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Enquanto professor de Cerâmica, participou em diversos projectos educativos, sob a forma de cursos e workshops, em museus, escolas, ateliers, centros sociais e outras instituições públicas e privadas.