Projectos // detalhe // Workshop de Improvisação Musical

Subscrever newsletter
Workshop de Improvisação Musical

Workshop de Improvisação Musical
Datas: 23 e 24 de Novembro (Workshop de 2 dias)
Inscrições: Até 21 de Novembro
Local: LAC - Laboratório Actividades Criativas
Horário: 10h às 13h e das 15h às 18h
Inscrição: 25€
Idade mín.: 12 anos
Orientado por: Vasco Belo Agostinho

SINOPSE:

O que praticar, e como praticar, para conseguirmos tocar e compor musica improvisada?

Nesta oficina vamos abordar diversos aspetos essenciais para o músico improvisador como análise de temas, como tornar um solo improvisado mais interessante, como tocar e gerir um grupo, os papeis de cada instrumento num combo, e ainda a importância da linguagem musical na música improvisada.

Tudo isto será abordado como se de um ensaio se tratasse. Assim é adequado para todos os níveis. Pretende-se que no final os participantes tenham recursos para se tornarem mais autónomos a praticar e a dirigir o seu próprio grupo.


BIO:

VASCO AGOSTINHO
Compositor, Guitarrista e Pedagogo

- Estudou com músicos como Barney Kessel, Al Galper, Reggie Workman, Red Mitchell, Jim Leff, Phil Markowitz, Armen Donelian, Bruce Barth, Ron Jackson.

- Inicia a sua carreira como guitarrista em 1991, tocando desde então com Albert Bover, Rui Teixeira, José Menezes, Paulo Perfeito, Carlos Azevedo, Hugo Raro, José Carlos Barbosa, António Augusto Aguiar, Marcos Cavaleiro, Filipe Teixeira, Acácio Salero, José Eduardo, Carlo Morena, Kevin Hays, Bernardo Sassetti, Chris Higgins, Ed Howard, Mário Franco, Carlos Barreto, António Sanches, Luìs Candeias, Alexandre Frazão, David Xirgu, André S. Machado, Carlos Vieira, Aldo Cavíglia, Nana S. Dias, Paul Young, Eduardo Santos, Chris Alexander, Klaus Nymark, Kiko, Danny Silva, David Murray, Toumani Diabaté, Michael Lauren, entre outros.

Gravou diversos discos dos quais há que realçar:

- “Fresco” com quarteto de Vasco Agostinho, com Jorge Reis, Hugo Antunes e Bruno Pedroso;

- “Tu Não Danças” com o quinteto de Rui Teixeira, com Rui Teixeira, Hugo Raro, José Carlos Barbosa, António Augusto Aguiar e Marcos Cavaleiro

Sobre Vasco Agostinho na imprensa escreveu-se:

- João Pedro Oliveira in Diário de Notícias, 8 de abril de 2006 “(...) segurança notável do discurso como guitarrista e na solidez do seu universo como compositor.” 4/5 estrelas

- Raul Vaz Bernardo in Expresso, 10 de Junho de 2006
“A clareza do seu fraseado, as ideias e emoção postas na música atestam um instrumentista de enorme potencial com uma capacidade de composição invejável. (...) a qualidade temática é uma constante. Outro fator admirável em Fresco é a empatia entre os músicos do quarteto. (...). (...) guitarrista cheio de arte, com uma lucidez musical que lembra Jim Hall.” 4/5 estrelas


___ Inscrições ___

Inscrições até 7 de Novembro: Na secretaria da LAC - Laboratório Actividades Criativas, Galeria LAR ou on-line através do e-mail: lac.associacaocultural@gmail.com, com a indicação dos seguintes elementos de identificação:

Nome:
Morada:
Cod. Postal:
Localidade:
Telemóvel:
E-mail:
Idade:
NIF:

Inscrições on-line: pagamento por transferência bancária para o nib/iban indicado com envio de comprovativo.

NIB / IBAN LAC > PT50 0045 7191 40042784914 53

+ info > +351 967 451 383

Att: A não comparência no workshop não dá direito á devolução do valor da inscrição.

Obs: Ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR), os seus dados pessoais servirão exclusivamente para este processo e nunca serão divulgados a terceiros.