Projectos // detalhe // Workshop de Cerâmica – À roda das formas: A Taça

Subscrever newsletter
Workshop de Cerâmica – À roda das formas: A Taça

18 de Maio (Grupo 1) e 19 de Maio (Grupo 2)

Local: LAC

Orientado por Ricardo Lopes

Horário: das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30

Inscrição: 35€ Público em Geral // 25€ Sócios e Amigos do LAC

 

Partindo do objecto - taça como fio condutor, pretende-se explorar as possibilidades estéticas e funcionais deste tema, utilizando três das principais técnicas de conformação em Cerâmica. O objectivo é desenvolver o olhar e experimentar fazendo, a partir da criação livre mas conduzida de volumes e respectivos conteúdos, apreciando o espaço criado no vazio, tanto pelas formas como pela expressão individual.

 

𝗗𝗲𝘀𝘁𝗶𝗻𝗮𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀: 2 grupos de 5 a 6 adultos com ou sem experiência em Cerâmica

 

𝗖𝗼𝗻𝘁𝗲𝘂́𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗼𝘀
𝗧𝗲́𝗰𝗻𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼:
Modelação primitiva,
Rolos,
Roda de Oleiro

 

𝗠𝗲𝘁𝗼𝗱𝗼𝗹𝗼𝗴𝗶𝗮
A apresentação e demonstração das técnicas obedecerá a uma sequência cronológica, de modo a aumentar progressivamente a complexidade e estimular o desafio. Pretende-se que os participantes tenham um contacto directo e intensivo com o barro e as técnicas de conformação.

 

Na primeira parte, serão abordadas as técnicas mais antigas através da conformação simples de pequenos recipientes com a técnica da bola e do polegar e a técnica dos rolos. Na segunda parte, abordaremos os passos básicos do trabalho na roda para explorar as possibilidades mais simples do processo. Uma vez apreendido o princípio básico de cada técnica, a execução das peças será livre e apenas integrada num conjunto de considerações sobre as inúmeras possibilidades de (des)articulação entre a função e a estética.

 

Entre técnicas, faz-se um enquadramento histórico de modo a contextualizar o tema, observam-se e discutem-se exemplos e ouvem-se curiosidades sobre a História da Humanidade e o barro, a origem geológica dos materiais, o jogo entre os 4 elementos presentes e a cozedura e os fenómenos inerentes.

 

𝗠𝗮𝘁𝗲𝗿𝗶𝗮𝗹: Barro vermelho, teques de acabamento e textura, 5 a 6 rodas de oleiro (uma por participante, instrumentos de roda e outros materiais de apoio (recipientes, madeiras).

 

Bio

Ricardo Lopes, ceramista oleiro, desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais de conformação e decoração, com particular destaque para a roda de oleiro e a composição de vidrados. Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL em 2004, tendo antes disso realizados estágios na Polónia, Cabo Verde e com o escultor Jorge Mealha, em Lagos. Participou em diversos workshops sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais e foi artista residente em França, Japão, China e mais recentemente, na Índia. Integrou diversas exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Enquanto professor de Cerâmica, participou em diversos projectos educativos, sob a forma de cursos e workshops, em museus, escolas, ateliers, centros sociais e outras instituições públicas e privadas.

 

_____________________________________________________



Inscrições até 14 de Maio. Na secretaria da LAC, na Galeria LAR ou on-line através do e-mail: lac.associacaocultural@gmail.com, com a indicação dos seguintes elementos de identificação:

Nome:
Morada:
Cod. Postal:
Localidade:
Telemóvel:
E-mail:
Idade:

Inscrições on-line: pagamento por transferência bancária para o nib/iban indicado com envio de comprovativo.

LAC - Laboratório Actividades Criativas
NIB / IBAN > PT50 0045 7191 40042784914 53

Obs: Ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR), os seus dados pessoais servirão exclusivamente para este processo e nunca serão divulgados a terceiros.

+ info > +351 967 451 383
Amigo do LAC: https://bit.ly/2IAQUIQ