Projectos // detalhe // Sonda “Os Sons Daqui”

Subscrever newsletter
Sonda “Os Sons Daqui”

Sonda - Os Sons Daqui
Uma produção Rizoma Lab - Associação Cultural
2 Dezembro | 16h-18h na Ermida Nª Srª da Guadalupe, Raposeira | Entrada Livre

 

“Os Sons Daqui” apresenta-se pela segunda vez, agora na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe na Raposeira, Concelho de Vila do Bispo. SONDA, um projecto de Pedro Glória, apresentado pela Rizoma Lab - Associação Cultural no âmbito da edição de 2017 do programa DiVaM - Dinamização e Valorização de Monumentos, iniciativa da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

A experiência terá a duração de cerca de 2 horas, entre as 16h00 e as 18h00, iniciando-se com um percurso à volta da Ermida, onde estão instaladas algumas surpresas visuais e sonoras, depois no interior continua com a performance audiovisual, com a projecção e manipulação-vídeo do colectivo de Vjs 79 ers - metadisciplinary design, acção que será finalizada com o degustar de dois elementos da essência milenar do simbolismo deste local e do quotidiano das pessoas. Querem saber quais são? Esperamos por vocês no dia 02 de Dezembro às 16h00!


As gentes desta terra, em tempos idos, deslocavam-se de noite, em romaria, evocando cânticos a Nossa Senhora de Guadalupe para pedir protecção e em tempos de seca, como o que temos hoje – água. Guadalupe, outrora escrevia-se Senhora de Agoadelupe remetendo para o simbolismo da água ligada a este local de culto – fala-se também de um milagre de chuva quase instantânea após esse acto de devoção. E da passagem do Infante. E do resgate de cativos.


São memórias, são os sons e imagens, são ligações entre o céu e a terra e as vidas das pessoas que habitavam nesta região, numa relação de respeito e religião com este local, com esta Ermida tão resistente que nem o terramoto de 1755 a afectou. No entanto... há mais perguntas que respostas.


O público é convidado a partilhar um outro estar neste local – a SONDA desvendou o possível no que toca aos segredos e relações espácio-temporais, compilou a informação que, transformada em performance audiovisual, cria um momento singular de percepção e estimulação sensorial na nossa memória colectiva.

O projecto Os Sons Daqui centra-se numa intervenção multimédia e ​site specific, organizada especificamente para cada monumento, com base numa recolha prévia de elementos locais que são integrados na performance visual e sonora a acontecer em cada um dos espaços históricos - a segunda acção irá decorrer na Ermida N. Sra. de Guadalupe, no dia 2 de Dezembro.


Os elementos recolhidos partem de uma abordagem directa à comunidade que habita em torno do monumento, explorando os conceitos da ​população acerca deste, através de entrevistas e depoimentos, que permitam colectar material de forma a construir depois uma malha sonora com essas gravações. Além destas impressões sonoras gravadas, serão também recolhidas imagens de detalhes do próprio monumento e da sua envolvência que servirão depois para a projecção da
textura cromática.


Cria-se assim o som do espaço, uma experiência sensorial auditiva e visual a partir da fisicalidade do monumento e da envolvente social, com uma abordagem contemporânea e multidisciplinar: som, vozes, frequências e imagens da envolvente projectadas de forma a criar uma ambiência única e estimulante, trazendo as novas tecnologias para dentro de um espaço megalítico."

 

Direcção artística: Pedro Glória |Produção e Comunicação: Luísa Baptista - contacto 966803707 | Fotografia: Ricardo Soares | Edição vídeo e design gráfico: Teresa Sousa | Live Visuals: 79 ers - metadisciplinary design | Catering: Pour Lui Baptiste | Apoio: LAC - Laboratório de Actividades Criativas
 

Galeria