Projectos // detalhe // CIRCULAÇÃO PINHOLE

Subscrever newsletter
CIRCULAÇÃO PINHOLE

No ano de 2015 iniciámos o projecto PATRIMÓNIO ATRAVÉS DO BURACO DA AGULHA, que teve como objectivo efectuar registos fotográficos estenopeicos de grandes dimensões, pretendendo valorizar edifícios classificados de reconhecida importância histórica, arquitectónica e cultural de um leque abrangente e significativo do património edificado em Portugal.
 
Durante dois anos foi registado o património edificado das seguintes localidades portuguesas: Lisboa, Évora, Mourão, Elvas, Paderne, Sagres, Lindoso, Porto, Braga, Guimarães, Santa Maria da Feira, Batalha, Almourol, Buçaco, Penedono, Bragança, Almeida, Trancoso, Aguiar da Beira, Linhares da Beira, Sabugal, Sortelha, Belmonte e Castelo Novo. Todo o processo foi documentado e pode ser consultado na página www.pinholelab.blogspot.com
 
Deste registo, resultou um espólio de 21 fotografias de grandes dimensões em formato expositivo, já apresentado no Centro Cultural de Lagos e no Centro Português de Fotografia, no Porto.
 
Naturalmente, pretendemos continuar a dar visibilidade a estas raras fotografias pela sua beleza, realizando assim exposições nacionais e internacionais. Procuramos ainda estabelecer parcerias com entidades de forma a valorizar e promover o património e a cultura portuguesa. 
 
Este projecto insere-se nas directivas europeias para a constituição de programação cultural e suas áreas privilegiadas, com potencial de exportação, combinando várias produções, equipamentos e espaços culturais e artísticos entre si, na valorização de elementos identitários e portadores de memórias colectivas, dos quais faz parte todo o património edificado: nessa perspectiva, pretende-se preservar o património, contribuir para a qualificação territorial e formação de públicos, através da criação artística. A Direcção Geral do Património Cultural reconheceu o relevante interesse do projecto apresentado.