Galeria Lar // detalhe // Exposição “ VISUAL TANGO + FADO”, de Eduarda Coutinho

Subscrever newsletter
Exposição “ VISUAL TANGO + FADO”,  de Eduarda Coutinho

Exposição “ VISUAL TANGO + FADO”, de Eduarda Coutinho

Inauguração: 30 de novembro, 18h30, Galeria LAR, (Rua Prof. Luis de Azevedo, n.º 37 – Lagos)

Patente até 18 de janeiro de 2019 (quinta-feira a sábado das 15h00 às 20h00)

 

Sinopse
Pesquiso os códices de imagens do Tango/Fado tendo como objetivo a compreensão da expressão desta dança e deste canto através da arte visual.

No transfere/stencil a sensação que se transmite é a da cópia, mas que nunca é totalmente idêntica.

Os conceitos destas técnicas situam-se no sentir da natureza. Habituámo-nos a sentir na natureza a homogeneidade/analogia das formas.

Como nos diz Wiccius Wong as formas na natureza têm aspetos de similaridade. As folhas de uma árvore, as árvores em uma floresta, os grãos de areia da praia, as ondas do oceano são exemplos vividos.

Também na lei da Gestalt a semelhança e a proximidade, como nos diz João Gomes Filho, são dois fatores que, além de concorrerem para a formação de unidades, concorrem também para promoverem a unificação de um todo.

Esta analogia fortalece o conceito da realização e exposição do meu trabalho de forma global e atua no agudizar do que quero comunicar visual e graficamente.

 

Biografia

Eduarda Coutinho, nasceu em Moçambique, vive há 40 anos em Lagos, Doutorada em Desenho e Análise Visual pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Sevilha. 

Investigadora Centro de investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão; HUM337: arte plástico, teoria y praxis, Junta de Andaluzia; Instituto de Investigação em Arte, Desenho e Sociedade, i2ADS, Belas Artes e Arquitetura do Porto.

Formadora em Artes Visuais. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian

Obras públicas: “O Mar, a Mulher e a Terra”, Lagos, Praia da Luz, 2001. “Estrela da Sorte”, Lagos, 2014.

Residência artística, Museus da Fundação Calouste Gulbenkian; de Arqueologia; Arqueológico do Carmo em Lisboa; Etrusco de Vila Júlia em Roma; Gregoriano Etrusco no Vaticano; Arqueológico de Florença; Antropologia de Madrid e de America; Etnologico de Berlim e outros.

Publicações:

2017 Catálogo “A Voragem Irreversível do Tempo”, Editor: Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, Portugal ISBN:978-989-99822-0-8

2015 Nicotina Zine # 08.

2014 Catálogo “No rasto dos Tainos de Cuba” Casa da América Latina, Lisboa.

2014 Revista GAMA nº 4 (julho-dezembro 2014) “Bruno Schulz: a gramática visual das ilustrações e a cor no texto” Artistas sobre outras obras. Fbaul, Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes. Arte Contemporânea, Criatividade e Hibridação: o V Congresso CSO’2014, ISBN 978-989-8300-93-5, pág. 492-499.

 

Facebook/Instagram: Eduarda.Coutinho.146